Justiça suspende sessão que votaria cassação de vereador em Macedônia

Este é o segundo processo de cassação enfrentado por Anderson Ventura, opositor do prefeito Reginaldo Marcomini

8/1/20251 min read

O juiz Marcelo Bonavolonta, em decisão publicada nesta sexta-feira, 1º, suspendeu a o julgamento da Comissão Processante que visava cassar o mandato do vereador Anderson Ventura, de Macedônia.

DEFIRO o pedido de tutela provisória de urgência para suspender o julgamento da Comissão Processante 02/2025, cuja cessão está pautada para o dia 02/08/2025, às 09:00h”, diz trecho da decisão.

A HISTÓRIA

Ventura teve seu mandato cassado pela Câmara em maio deste ano sob a acusação de quebra de decoro parlamentar. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) acatou o recurso do vereador e determinou seu retorno ao cargo.

O retorno de Anderson ao legislativo municipal foi brevemente seguido por uma nova denúncia. A Câmara, através de um novo processo, pode novamente cassar o vereador. A acusação atual centra-se na alegação de que Anderson Ventura teria "invadido" uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. A votação desta denúncia foi suspensa.

Na última sessão, os vereadores acataram uma nova denúncia devido ao fechamento da academia de Anderson Ventura por supostas irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária.